O
VirtualBox é um programa usado para criar e executar máquinas virtuais. É um pouco difícil explicar, então usarei uma imagem:
Como podem ver, estou executando 5 sistemas operacionais ao mesmo tempo. Da esquerda para a direita, de cima para baixo: Ubuntu 8.10, Windows XD, MINIX 3 e FreeDOS, os guests. Além desses 4, há o host, que é o sistema onde estão instalados o VirtualBox e as máquinas virtuais, que no meu caso é o Mandriva One 2010.
Instalando
Agora vamos instalar o VirtualBox. Use a ferramenta de instalação de pacotes para sua distribuição (apt-get, urpmi, yum etc) e instale o pacote "virtualbox". Caso não encontre o VirtualBox no seu gerenciador de pacotes, baixe-o em:
Instalem também o pacote dkms, caso exista em seu gerenciador de pacotes.
Da primeira vez que iniciarem o VirtualBox ele deve se parecer com isso:
Clique em "Novo".
Selecione um sistema operacional (como exemplo, usaremos o Windows XP).
O VirtualBox seleciona automaticamente quanto de memória alocar para a máquina virtual, mas você pode especificar outra quantidade. Lembre-se que deve ser suficiente para executar o sistema na máquina virtual, mas deve deixar o suficiente para executar o host e o guest ao mesmo tempo.
Agora ele pedirá para criar um HD virtual. A partir daqui é recomendável que iniciantes apenas cliquem em "Próximo" até o fim do assistente.
Depois deve ficar assim: