Usando a terceira distro que não dispunha de nenhum aplicativo automatizado de gerenciamento de rede ou mesmo para a configuração destas, fiz a instalação do aplicativo discador wvdial, usando o apt-get pelo terminal:
# apt-get update
# apt-get install wvdial
Configurei o mesmo a partir de reedição do arquivo
/etc/wvdial.conf com os dados da minha conexão 3G, conforme abaixo.
Conteúdo original do arquivo de configuração do discador wvdial, que é o /etc/wvdial.conf:
[Dialer Defaults]
Phone =
Username =
Password =
New PPPD = yes
Conteúdo do mesmo arquivo /etc/wvdial.conf depois de reeditado:
[Dialer Defaults]
Phone =
Username =
Password =
New PPPD = yes
[Dialer 3g]
Modem = /dev/ttyUSB0
Baud = 921600
DialCommand = ATDT
Check Def Route = on
FlowControl = Hardware(CRTSCTS)
Username = oi
Password = oi
Phone = *99#
Stupid mode = 1
Auto Reconnect = on
Auto DNS = on
Init1 = ATZ
Init2 = ATQ0 V1 E1 S0=0 &C1 &D2
Init3 = AT+CGDCONT=1,"IP","gprs.oi.com.br"
ISDN = 0
Modem Type = Analog Modem
Como é possível verificar, a configuração acima foi para modem 3G USB reconhecido como USB0 e conexão da oi, onde o nome de usuário e a senha padrão são oi, como também a linha de comando do modem com init3 passou a incluir o APN do servidor gprs, "gprs.oi.com.br".
Feita a instalação do aplicativo discador wvdial pelo apt-get, que precisei fazer nesta terceira distro, quando ainda me restava algum tempo de uso da conexão wifi paga como extra além de feita a re-edição do arquivo de configuração do wvdial conforme acima, bastou abrir um terminal e digitar:
# wvdial 3g
Como a qualidade da conexão Banda-Larga 3G ou quando não disponível Edge /2G seguia oscilante, mantive o uso do comando ping -i em outro terminal aberto, para garantir que o modem continuava "agarrado" ao sinal, sem deixar cair a conexão. O comando ping no terminal é aquele mesmo mencionado acima:
ping -i 15 google.com
Esta combinação de uso do aplicativo discador wvdial pelo terminal e do comando ping -i, foram as ferramentas que me permitiram operar da forma que desejava, usando a conexão que era da minha preferencia, sem precisar ficar a cada 5 ou 10 minutos tendo que mandar desconectar a rede wifi e reconectar a internet 3G.
Aprendi que contra as expectativas lógicas de que as novas versões de gerenciadores de rede bem mais automatizadas que no passado não muito distante, seriam o próximo caminho facilitando em muito a vida dos usuários, principalmente aqueles menos experientes, por não requerer mais o uso frequente do terminal e a re-edição de arquivos de configuração, a lógica não seria exatamente esta.
Caso não houvesse passado por situações de dificuldade no passado com o modem 3G e não houvesse aprendido a usar o discador wvdial, não haveria conseguido resolver o problema. Talvez até tivesse mesmo irritado e frustrado com as interrupções frequentes, usado o modem 3G porém de forma totalmente ineficiente e sem a minima confiabilidade.
Vejo agora que, pelo menos até que sejam desenvolvidas novas versões dos gerenciadores de conexão que obedeçam ao comando do usuário e não venham a derrubar a conexão escolhida pelo mesmo, será conveniente e necessário voltar a usar o "velho" terminal e o eficiente wvdial.
O uso de outro terminal com o comando ping com parâmetro -i 15 e o endereço de um servidor conhecido como o google.com, vai seguir sendo útil como forma de garantir a continuidade da conexão reduzindo os cortes causados por oscilações de sinal e por demanda de largura de banda causada por aumento no volume de trafego nas horas de pico.