Este artigo foi elaborado tendo como base, o livro
Scripts de Shell Linux com Bash, do autor
Ken O. Burtch, livro no qual eu estudei Shell Script e fiz um resumo pessoal. Deste resumo, resolvi redigir um texto ensinando como trabalhar com essa linguagem.
Esse artigo contém os seguintes tópicos:
- Conceitos Iniciais,
- Comando printf,
- Códigos de Formatação,
- Declaração de Variáveis,
- Atributos de Variáveis,
- Como Ler do Teclado,
- Expressões aritméticas,
- Comando if, Comando test,
- Comparar Inteiro,
- Laço for,
- Funções de Shell,
- Script Bem Comportado,
- Declarações Globais,
- Verificação de Sanidade,
- Limpeza.
E, também, contém exercícios com respostas que eu elaborei para fixar melhor o conteúdo, já que o livro não traz exercícios. Com esse artigo, pretendo ajudar aqueles que desejam começar os estudos dessa linguagem e também, iniciando minhas contribuições com a comunidade.
Quando iniciei os estudos, percebi que havia muitas dúvidas referentes ao fato da linguagem Shell Script ser uma linguagem de programação ou, simplesmente, ser uma linguagem de comando.
Então, a primeira questão a ser pensada, é: o que caracteriza uma linguagem de programação?
Ela é caracterizada por ter estruturas condicionais, laços de repetição, a possibilidade de modularização, entre outras. Como a linguagem Shell Script tem essas características, ela pode ser considerada uma linguagem de programação.
Essa linguagem é utilizada para a construção de pequenas rotinas, como o seu próprio nome já diz, pois, apesar de não ter uma definição precisa do que seja Script, pode-se dizer que é um pequeno programa. É uma linguagem interpretada.
Para fins didáticos, é interessante o leitor ir testando os comandos à medida em que lê o texto, e os exercícios auxiliarão na fixação do conteúdo. Você pode testar os códigos direto do terminal, ou pode utilizar sites que tem o interpretador de shell.
Eu testei dois, que foram:
Os dois são muito bons.
Conceitos iniciais
Para iniciar os estudos, é necessário conhecer alguns termos técnicos que serão utilizados no decorrer do artigo, e também, algumas informações essenciais para começar a criar os primeiros scripts:
- Palavra chave :: é uma palavra, ou símbolo, que tem um significado especial para uma linguagem de computador. Ex.: case, do, for, function, while, [ ],{ }, etc.
- Utilitários :: são comandos de propósito geral, úteis em muitas aplicações, como retornar a data ou contar o número de linhas de um arquivo. Ex.: date, wc.
- Filtros :: são comandos que pegam os resultados de um comando e os modificam de alguma forma. Ex.: grep.
- Argumentos :: são informações adicionais fornecidas para um comando, a fim de alterar seu comportamento. Ex.: date '+%H:%M'.
- Chaves (opções ou flags). Ex.: ls --color, ls -l, ls -a. Obs.: as chaves e os argumentos são chamados coletivamente de parâmetros.
- Para criar comentário, utiliza-se a tralha (#). Ex.: # Comentário.
- A primeira linha de um arquivo de Shell Script, deve conter o caminho para o interpretador de shell. Ex.: #!bin/bash
- O arquivo de Shell Script deve ser salvo com a extensão: .sh
- Para rodar o arquivo de Shell Script, deve-se digitar no terminal: bash nomedoarquivo.sh