Antes de iniciar sobre o openSUSE Kalpa é preciso diferenciá-lo dos demais. Ao abrir a página do openSUSE podemos notar algumas versões como na imagem a seguir:
A versões mais comuns ou populares do openSUSE são: Leap e Tumbleweed. São as versões que usuários costumam optar. Principalmente quem quer apenas usar openSUSE "normal".
Quais as diferenças entre elas:
- Leap - Lançamento estável - Para usuários que priorizam a estabilidade acima de tudo. É perfeito para servidores, estações de trabalho e para quem não quer surpresas com atualizações. Funciona como Fedora ou Ubuntu, com versões novas laçnadas de tempos em tempo.
- Tumbleweed - Lançamento Contínuo (Rolling Release) - Para usuários que desejam recursos mais recentes assim que são lançados. É ideal para desenvolvedores, entusiastas de tecnologia e gamers. Funciona como o Arch Linux. Sem uma versão específica de tempos em tempos. O usuário instala e fica recebendo atualizações indefinidamente.
Agora vem os "sabores" mais especializados de openSUSE:
- Leap Micro - Lançamento Estável - Imutável - Para servidores e sistemas que exigem alta previsibilidade e atualizações atômicas.
- MicroOS - Lançamento Contínuo - Imutável - Semelhante ao Leap Micro, mas com software mais recente.
- Slowroll - Lançamento Contínuo (Ritmo Lento) - Mutável (Tradicional) - Para usuários que querem uma versão rolling release como o Tumbleweed, mas com um ritmo de atualizações um pouco mais lento. Sim, pois usar Tumbleweed sem atualizar por alguns dias pode acumular muitas atualizações e isso pode incomodar alguns. Slowroll é derivado diretamente do Tumbleweed, mas os pacotes passam por um período adicional de testes automatizados antes de serem liberados. Isso cria um pequeno atraso proposital para filtrar instabilidades que possam ter passado despercebidas nos testes rápidos do Tumbleweed.
- Kalpa - Lançamento Contínuo - Imutável - Para usuários de desktop que desejam um sistema operacional imutável com o ambiente gráfico KDE Plasma, focado em aplicativos Flatpak. Kalpa é, essencialmente, o MicroOS com o ambiente KDE Plasma pré-configurado.
Tá, mas o que é sistema de lançamento estável ou de lançamento contínuo (rolling release)?
- Stable (Estável): tem lançamentos de versões principais (como 15.5, 15.6) suportadas por um longo período com atualizações de segurança e correções, mas sem grandes mudanças de versão dos softwares.
- Rolling (Contínuo): é constantemente atualizado. Em vez de grandes lançamentos, você recebe as últimas versões de software de forma contínua.
E o que é sistema imutável?
Em um sistema imutável como o Leap Micro, MicroOS e Kalpa, o sistema operacional principal é montado como "somente leitura". Isso impede modificações acidentais ou maliciosas, tornando o sistema mais seguro e confiável. As atualizações são "atômicas", o que significa que ou a atualização é aplicada com sucesso por completo, ou o sistema reverte para o estado anterior, evitando que uma atualização falha deixe o sistema quebrado. Na prática, o efeito colateral dessa segurança é que após uma mudança, como uma atualização, será necessário reiniciar o sistema para que elas sejam percebidas. A instalação de aplicativos que não "contaminam" o sistema principal é feita principalmente por meio de contêineres (como distrobox) ou Flatpaks, mantendo os aplicativos isolados do sistema principal.
Veremos algumas outras questões na página seguinte.