Usuários de
Fedora,
CentOS,
Red Hat Enterprise Linux e similares, conhecem muito bem o
Yum, utilitário de gerenciamento de pacotes utilizado para instalar, remover e atualizar pacotes de software obtidos de fontes oficiais e não-oficiais disponíveis na internet.
O que talvez esses usuários não conheçam é o utilitário
Axel, um acelerador de downloads para linha de comando que utiliza o velho conhecido método de dividir o download em diversas partes e estabelecer várias conexões ao servidor para fazer download de todas as partes ao mesmo tempo.
E se eu te disser que dá pra integrar o Axel ao Yum para acelerar o download dos pacotes? Bom, quando eu soube disso fiquei animado, testei e gostei do resultado. Portanto, nada mais justo do que compartilhar o procedimento para que mais pessoas possam testar também, certo?
Primeiro, instale o Axel utilizando o yum:
su -c "yum -y install axel"
Em seguida, faça o download do plugin do Yum e do arquivo de configuração que farão com que a integração entre os dois ocorra:
$ wget http://cnfreesoft.googlecode.com/svn/trunk/axelget/axelget.conf
$ wget http://cnfreesoft.googlecode.com/svn/trunk/axelget/axelget.py
Para terminar, copie os arquivos para os diretórios adequados e pronto, já pode testar o Yum.
$ su -c "cp axelget.conf /etc/yum/pluginconf.d"
$ su -c "cp axelget.py /usr/lib/yum-plugins"
$ su -c "yum update"
Você perceberá algumas diferenças nas mensagens exibidas pelo Yum, por causa da saída gerada pelo Axel, detalhando as várias conexões iniciadas para fazer o download de cada pacote RPM.
Nos meus testes, os downloads realmente foram bem mais rápidos, mas o intervalo entre um download e outro ficou um pouco maior, provavelmente porque o Axel precisa conectar ao servidor, identificar o tamanho do arquivo, calcular em quantas partes o download será dividido e então iniciar todas as conexões para só então o download começar.
Então, para fazer uma série de downloads pequenos a integração com o Axel vai fazer o tempo total de download aumentar. Fora esse caso, o resultado é animador.
Fonte:
Integrando o yum ao axel para downloads - .davidsonpaulo.com