Instalando o Windows XP no Virtualbox do FeniX Extreme Linux

Publicado por Daigo Asuka em 25/10/2008

[ Hits: 24.719 ]

 


Instalando o Windows XP no Virtualbox do FeniX Extreme Linux



Embora seja possível instalar outro sistema operacional em outra partição do HD, é bem mais fácil ter ambos funcionando ao mesmo tempo e evitar a reinicialização do computador, economizando tempo. O FeniX Extreme Linux possui o o Virtualbox 1.5.0 disponível para virtualizar hardware e permitir a instalação de outro sistema operacional.

O primeiro passo é colocar o CD com o Windows XP no leitor e aguardar que apareça o Ícone na área de trabalho. Após o FeniX identificar o conteúdo do CD, clique no ícone do Virtualbox nos atalhos no topo da tela.

Surgirá a seguinte tela:
Linux: Virtualbox - tela inicial
Essa tela oferece as principais opções para trabalhar com o Virtualbox. Para iniciar a instalação de outro SO, clique em "Novo". Surgirão as opções de pré-configurações de instalação. A primeira opção é a tela de Boas-vindas, nela, basta clicar em Próximo.

Configurando para receber o sistema concorrente do Linux

Surgirá então a tela onde começam a ser feitas as configurações:
Linux: Virtualbox - escolha de sistema operacional
Na opção "NOME", sugere-se colocar o nome do Sistema, já a opção "Tipo de Sistema" é onde se escolhe o nome e a versão do sistema operacional a ser instalado.

Como estamos instalando o Windows XP, a opção selecionada corresponde a ele. Clicando em "Próximo" surgirá uma nova tela, a de configuração de memória a ser usada pelo Virtualbox. Um detalhe importante a ser ressaltado quanto ao uso do Virtualbox: Sempre tenha pelo menos 512MB de RAM em sua máquina e selecione pelo menos 256 MB. Caso contrário, tanto o sistema que estiver rodando virtualmente quanto o que está instalado ficarão lentos. Vale ressaltar que essa versão do Virtualbox suporta até 2 GB de memória.
Linux: Virtualbox - memória RAM principal
Concluindo a etapa de definição da quantidade de memória, é a vez de definir o tamanho do espaço a ser usado no HD. Por questão de praticidade, sugere-se que selecione a opção "Imagem dinamicamente expansível". Pois conforme for necessário mais espaço, o Virtualbox irá automaticamente aumentar o espaço necessário.

Nessa tela optei por disponibilizar 10 GB de espaço.
Linux: Virtualbox - disco virtual e tamanho
Depois basta confirmar os dados da configuração e uma máquina virtual estará pronta para uso.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Ingressando Ubuntu 14 no Samba4

Lxde na prática

Adicionar um script ao boot do sistema Linux via cron

Como montar um celular Moto G ou Moto E no CentOS usando MTP

LXDE + Pekwm (gerenciador de janelas)

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts