limpa_cache.1.1.sh
Script simples para verificar quantidade total de memória e depois limpar o cache.
Por: matheus ferreira cardoso
Configuração de failover de links de internet
Para quem utiliza dois links de internet e precisa fazer um failover, ou seja, quando um cair o outro assume, fazendo assim uma redundância de links, evitando ficar offline.
Por: Wagner Souza
Criação de unidades criptografadas
Automatização para a criação de unidades criptografadas.
Por: Perfil removido
Validar memória RAM e swap
Fiz esse script para trazer informações do uso da memória RAM e swap de forma mais amigável.
Por: euteste da silva
Invertendo strings usando vetores
Hoje trago um simples inversor de strings, mas que possui alguns comandos avançados. Um colega deste site (truster0) perguntou o seguinte: Fala pessoal, então não tenho muito conhecimento em shell e preciso fazer este exercicio abaixo: Faça um script que verifique se um nome é um palíndromo. Uma palavra é um palíndromo se a sua leitura é a mesma da esquerda para a direita e vice versa. Dica: use um array para armazenar a palavra. Exemplo: ARARA, ANA, etc. Me arrisquei e deu isso mas está dando erro: #!/bin/bash echo "Digite a palavra a ser testada" read palavra for ((i=o ; i<=tamanho ; i++))do if ((palavra=palavra[((tamanho-1)-i))] verifica=1 if(verifica -eq 0)then echo "Igual de tras pra frente" else echo "Diferente de tras pra frente" fi No tópico: http://www.vivaolinux.com.br/topico/Shell-Script/Ajuda-com-Shell-Script-7 Então, mandei uma resposta pro problema: #!/bin/bash read -p "Digite a palavra a ser testada: " palavra reverse="$(echo $palavra | rev)" if [ "$reverse" = "$palavra" ] then { echo "Igual de tras pra frente" } else { echo "Diferente de tras pra frente" } fi Este é um script simples, pois usa comandos conhecidos do shell Linux. Mas o colega, não conformado com a solução, pediu que o script fosse iterado caractere por caractere. Então, resolvi elaborar um script mais avançado. Pessoal, este script é muito simples, mas poderoso quando queremos compara caracteres individuais.
Por: maxshu
Debian - inicializando VMs (VirtualBox) no boot
Primeiro cumpre esclarecer que o foco está no VirtualBox, instalado em uma distribuição Debian 7.6.0 (32 bits), mas isso deve ser possível com qualquer outro virtualizador e/ou versão Linux, desde que feitas as devidas adaptações. O procedimento é muito simples. Criamos um script que usa configurações estáticas. Logicamente, este programa requer VirtualBox instalado e funcionando, com o aplicativo vboxmanage devidamente configurado. O apt-get resolve isso na maioria dos casos em distribuições Debian (ou baseadas em Debian). Também requer máquinas virtuais criadas e previamente configuradas. Lembre-se de que o usuário que cria as VMS é o único que poderá controlá-las. Aqui no site tem muita dica boa sobre criação e administração de VMS (inclusive na linha de comando), e na internet tem mais uma pá de coisas muito boas (inclusive em inglês), portanto, não mencionarei esses procedimentos aqui. Pouco provável o contrário, mas os programas "su" e "update-rc.d" também devem estar instalados. O interpretador de comandos que eu usei foi o bash. Considerações: 1. Como usuário root do sistema, grave o arquivo/script no diretório /usr/local/bin"; 2. Com o arquivo/script gravado, dê permissão de execução a ele com o comando: # chmod +x /usr/local/bin/nome_do_script 3. Crie um link simbólico desse arquivo para o diretório "/etc/init.d": # ln -s /usr/local/bin/nome_do_script /etc/init.d 4. Atualize a lista de programas iniciados no boot com o comando: # update-rc.d nome_do_script defaults Para ser mais prático, e considerando que a intenção é rodar esses comandos no boot/desligamento, você também poderia gravar/criar o arquivo/script em "/etc/init.d". Eu preferi fazer um link simbólico. Usar o usuário root para gravação do arquivo/script é uma atitude não obrigatória, fica a seu critério (logicamente, há implicações decorrentes). Dependendo das configurações das VMS ou/e da capacidade de processamento/carga do seu servidor, isso pode atrasar um pouco a inicialização ou desligamento da máquina. Perceba que todas as VMS têm o mesmo dono.
Por: Cláudio Souza Jr.
Como gerar qualquer emoji ou símbolo unicode a partir do seu teclado
Instalar e Configurar o Slackware Linux em 2025
Como configurar os repositórios do apt no Debian 12 em 2025
Passkeys: A Evolução da Autenticação Digital
Instalação de distro Linux em computadores, netbooks, etc, em rede com o Clonezilla
Muitas dificuldades ao instalar distro Linux em Notebook Sony Vaio PCG-6131L (VPCEA24FM)
Slackpkg+ (Slackpkg Plus) está de volta!
Como dividir duas janelas igualmente e lado-a-lado na sua tela
Configurando o Conky para iniciar corretamente no sistema
3 configurações básicas que podem melhorar muito a sua edição pelo editor nano
Minha rede tem um espaço invisível que não dá pra digitar o nome da re... (1)
Pedagogia no brasil não passa de alfabetização por m4sturbação mental ... (2)
compilação samba 4.22 rock linux 9.5 (3)
Erro de segmentação «Segmentation fault (core dumped)» ao retornar obj... (7)