Busca de arquivos nas ports FreeBSD

Faz uma busca do arquivo desejado, trazendo uma hierarquia de resultados "Recomendável", "Semelhantes" e "Outros resultados" O diretório ports padrão do FreeBSD fica em "/usr/ports", caso seu sistema adote outros padrões de diretórios, altere a variável "PORTS" encontrada no início do script. Requerimentos: - permissão de escrita no diretório "~/", caso não tenha altere a variável "LOG" no início do script

Por: Perfil removido


Atualização automática do Slackware

Simplifique na hora de atualizar o seu Slackware, torne esta tarefa automática! Testado em Slackware 13 Requerimentos: - slackpkg já configurado - dialog

Por: Perfil removido


Limpando o Squid no Ubuntu

Galera, segue uma forma bem simples de limpar o cache do Squid usando script. Agora basta adaptar à sua distribuição (caminhos e comandos) e usar!

Por: Fabiano Belo Serbim


Rotina para backup diário, semanal e mensal (exemplo para Firebird)

Rotina para backup de banco de dados que mantém os arquivos dos últimos 7 dias, dos últimos 4 fins de semana e permanentemente do dia primeiro do mês utilizando o cron do Linux. Aqui adaptada para Firebird, utilizado pelo aplicativo Intsys.

Por: Marcos Giansante Bocca


Backup compactado

Este script serve para fazer um backup compactado com TAR em uma pasta de rede mapeada.

Por: Gilson Paulino


Execução remota com SSH e HERE DOCUMENTS descomplicada

Tive um problema para executar shell scripts desenvolvidos em BASH script em máquinas remotas, pois o usuário utilizado tinha como shell padrão o C Shell ou o Korn Shell. Para fazer isso, utilizei conexão SSH, via chave já configurada, evitando ter que recolocar a senha, e o recurso de HERE DOCUMENTS do BASH. Também lancei mão da funcionalidade de "||", que significa que se o comando anterior executado retornou erro, faça outra coisa. Nesse caso em específico, eu tinha uma série de servidores em que o mesmo arquivo Perl (mesmo conteúdo, mesma finalidade), tinha nomes ligeiramente diferentes e versões velhas e desatualizadas (muita gente pondo a mão, se é que você me entende...). Ex: $ runall.pl e $ runalls2.pl Veja abaixo que o recurso de "||" me serviu para saber qual dos dois Perl scripts eu deveria executar. O script abaixo foi desenvolvido em BASH para "adiantar o serviço" de administrador de sistemas. É claro que há maneiras diferentes de se fazer, mas vale a dica. Ele está do jeito exato que está no arquivo, com dado no lugar mais apropriado para sua execução, apenas alterei nomes de programas e diretórios.

Por: Andre Miguel






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts