Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 30/09/2013 - 18:48h
Para mim essa discussão não faz muito sentido, embora o faça para muitas outras pessoas.
É algo como comparar os veículos com câmbio automático e os com câmbio manual ("stick shift"): Para uns não haverá dúvida alguma que
o automático é melhor, dura mais, não quebra, etc., enquanto que para outros o câmbio
manual é o que não quebra, que é mais barato, e tudo mais.
Cada um tem seus fortes argumentos, e sob as óticas pessoais, todos têm suas razões.
Vejamos: O Kurumim, considerado excelente em sua época, era um derivado de Debian e também de Knoppix.
Não há razão alguma para fazermos uma distro que não seja baseada naquelas clássicas que os colegas já citaram: Debian, Slackware, e Red Hat.
Um toque daqui, um toque dali, um recurso ou um melhoramento a mais, e as novas distros vão-se firmando.
Nenhuma delas pode ser considerada "um lixo", mas todos nós concordaremos que nenhuma delas é "perfeita". Afinal somos muito irriquietos e curiosos, e buscamos um pouco de perfeição daqui, ou pouco dali.
Lembro-me que a Lufthansa - uma empresa aérea - tem um trem que corre regularmente sobre os trilhos da rede ferroviária federal alemã.
Ou seja, o trem é deles, os trilhos são do governo.
E se o trem - bastante confortável - consegue chegar bem ao seu destino, não é integralmente por seus próprios méritos, mas porque há trilhos bem cuidados que o sustentam em todo o seu percurso.
Ora, um trem pode ser aerodinâmico, veloz, etc., enfim, ter qualidades que os trilhos não têm nem podem ter.
Mas um não supera o outro, sendo ambos interdependentes.
Além do que, é igualmente necessária muita tecnologia para fabricar, assentar e manter trilhos, dormentes e acessórios de uma "railway" ("Eisenbahn") que se preze.
È a minha opinião.