isaque_alves
(usa Fedora)
Enviado em 24/01/2009 - 16:14h
olha...
Você está realmente com um problema complicado... Antes de 'praticar' você deve ler bem as dicas que a moçada tá dando pra vc.
Tipo:
Para tornar umdiretório 'oculto', 'invisível', de forma que nem mesmo você o verá listada ao abrir o nautilus ou usar um 'ls ' no terminal, você só precisa adicionar um ponto no início do nome:
-> Para ocultar teste: mv teste .teste
-> Para 'revelar' .teste: mv .teste teste
Mudar os atributos é um modo muito seguro.
Recomendo você estudar sobre atributos de arquivos. Há alguns artigos aqui no VOL.
Só pra constar:
AS permissões são 'setadas' levando em conta que os usuários pertencem a grupos...
chmod user/group/others
Coloquei as barras para você identificar melhor, mas elas não existem. Essas permissões podem ser setadas tanto em hexadecimal (o que a moçada te recomendou), como pelas letras r (read) w (write) x (execute).
chmod 000 remove as permissões de leitura e gravação para TODOS os usuários e grupos, inclusive você e seu grupo.
chmod 755 te permite ler e gravar e exectar o conteudo do diretório, mas reduz as permissões do grupo e dos outros usuarios a ler e executar apenas, removendo permissões de gravar no diretório...
Como você quer que ninguém fora você LEIA (tenha acesso, faça listagem, pesquise) seu diretório ps, abra um emulador de terminal como o gnome-terminal, e execute os seguintes comandos:
user@computador:~$ chmod -R og-rwx ps
Isso removerá as permissões de leitura(r), gravação(w) e execução (x) do seu diretório "ps" para todo o grupo (g) e para outros usuários (o).
Espero ter ajudado.
Qualquer coisa, se estiver algo errado com o que eu digitei, galera, corrijam!! Por favor :D