SamL
(usa XUbuntu)
Enviado em 11/04/2023 - 00:38h
Delusion escreveu:
interessante que, quando se trata de redes sociais, assim como de quaisquer outras drogas, as pessoas caem no antigo conto do vigário "é só saber usar!".
Existem muitas pessoas que usam essas redes para negócios, divulgação de produtos e serviços, mas quanto ao restante dos usuários, são exatamente como o adolescente que fuma seu primeiro cigarrinho de maconha só pra não se sentir excluído do bando.
Eu já tive uma experiência parecida com vício em jogos MMORPG e me livrei, sou outra pessoa, inclusive essa é uma das razões pelas quais eu não uso mais o windows, são muitos os argumentos que construímos para nos convencer de que está tudo bem. Quando se trata de vício, as pessoas dizem que um pouquinho não tem problema, ninguém diz isso para um alcoólatra.
Mas, porém, no entanto, todavia, afastar a causa do problema é só o primeiro passo. A verdadeira libertação de qualquer vício só ocorre quando a causa está bem na nossa cara e a gente nem liga mais. Além disso, já dizia LaVey, somos os animais mais viciados que existem. Olhando para mim mesmo, ainda há outros aspectos pessoais onde tenho de atingir esse grau de liberdade. Fica a reflexão.
Entendo. Eu tenho vício em cálculo de loteria (não apenas nela), vício mesmo. nunca joguei na loteria, mas sou viciado em calcular o futuro. É uma coisa besta pra quem vê mas eu que to nisso sei o quanto sofro nas madrugadas calculando. Só desde o ano passado que passei ter controle sobre esse vício e ai as crises duram no máximo 7 dias e acontecem uma vez por mês ou a cada 3 meses (antes era um mês inteiro assim). Mas esse meu vício tem causas "naturais" que só hoje consigo controlar via alimentação.
Vício de qualquer espécie causa um baita sofrimento em quem o tem, não é porque outra pessoa vê como "bobo" (que nem minha psicóloga me disse) que ele não cause sofrimento como um vício em drogas por exemplo.
E é como tu disse ai, quando a pessoa tá de frente com o estímulo do vício é que é a chance de combater. Digo isso porque um dia tava eu no meio da crise e ai eu decidi parar de uma vez, parar sem vontade de parar, e então parei.. Foi uma decisão tão forte que depois de 14 meses ainda sinto os efeitos dela.
O que lasca de vez no vício é que é uma mistura entre "querer fazer" e "querer não fazer", é todo o tempo assim, e ai vem o sentimento de culpa enquanto faz o vicio e então piora a situação ainda mais. Enfim, só experimentando o bagulho pra saber como é na prática rsrsrs
https://nerdki.blogspot.com/ acessa ai, é grátis
Não gostou? O ícone da casinha é serventia do site!