um ponto importante: vendo os dados mundiais, não estamos mais em uma Progressão Geométrica. O Mandetta deve entender que em uma progressão geométrica em uma infecção por vírus só é exponencial no começo da curva. a não ser que a infecção seja forte o suficiente para dizimar uma população inteira, isto é, que toda a população seja fatalmente vulnerável, há certos tipos de gráficos que não esperamos das infecções viras que o ser humano já enfrentou na história, visto que ainda estamos aqui..
logo depois do início da progressão geométrica, obviamente, o impulso da infeção perde a exponencial até inverter e o número de casos diminuem em um janela andante de número de casos (se subtrair o número de recuperados e mortos, veja curvas vermelhas e a azul na figura do artigo com ref abaixo, de um outro contexto, mas é só um exemplo). já em números totais de casos, depois da perder a exponencial e agir de forma aritmética, o número se estabiliza em um chamado platô (veja por exemplo, as curvas verde e roxa na figura da referência abaixo).
o gráfico de número total de casos confirmados de corona não contabiliza o número de casos de corona de pessoas que já se recuperaram, é cumulativo. frizemos que o número de casos confirmados só irá aumentar. pode ser que em setembro, como o mandetta afirma, tenhamos 45 mil casos confirmados. mas eu não prevejo 45 mil casos até o final do mês que vem por razões técnicas que não expliquei aqui no fórum mas que tem a ver com a força necessária para o vírus infectar exponencialmente a população em termos de ordens de grandeza..
uma progressão geométrica de casos de infectados só ocorre mesmo em uma população selvagem, digamos de pangolins ou morcegos. como o ser humano é racional, e está tomando todas as medidas básicas para conter uma epidemia, ou pandemia, ou doença viral, como quiserem dizer, o vírus está sendo contido.
e portanto imaginar que com todas essas precauções tomadas pelo governo Bolso, apesar de tardias, não irão conter uma inflação exponencial no número de casos confirmados é não se ater em como os sistemas biológicos e sistemas complexos funcionam.
analisemos pelos sistemas complexos. essa é a maneira que eu e meu amigo físico designamos os sistemas caóticos, ou aqueles sistemas de borboletas e furacões ao redor do mundo.. por exemplo, o clima é um produto de um sistema complexo, difícil de achar padrões de organização, e inevitavelmente, imprevisível.
por essa ótica, a progressão geométrica é um fenômeno organizado e previsível que surge em um sistema natural e intrinsecamente caótico. neste momento de análise, não existe diferença entre caos e ordem, que na realidade são a mesma coisa expressas de maneiras diferentes.. acho que fui um pouco além demais.
mas o fato é que se você perturbar um fenômeno natural, nem sempre vai conseguir desorganizá-lo. oras, se o sistema se pauta em um bilhão de variáveis, qual seria a mais importante? o resto seria somente ruído e não-fundamental..
estamos interrompendo os fatores essenciais que produzem a infestação do vírus? sim, pois o mundo está mais organizado agora do que estava há poucas semanas atrás e o vírus depende do caos natural.. em outras palavras abaixamos a entropia e isso irá desorganizar o sistema de infestação do vírus. preparamo-nos, apesar de que aqui no brasil tardiamente...
---
O isolamento funciona
21.03.2020 05:52
O governo italiano passou um novo decreto restringindo ainda mais o movimento das pessoas, depois de quase duas semanas de isolamento total.
A análise dos dados, feita pelo Corriere della Sera, mostra que, nas primeiras zonas em que a quarentena foi atuada, a epidemia já diminuiu seu ritmo.
Em Brescia, entre os dias 8 e 15, o aumento médio dos novos casos era de 27%; nesta semana, foi 13%.
Em Bergamo, no pior fim de semana de todos, entre os dias 7 e 8, o contágio progredia a uma taxa de 25% a 30%; agora, 10%.
Na zona de Lodi, o primeiro foco italiano – e o primeiro a ser completamente fechado -, os novos casos aumentaram nos últimos dias a uma velocidade de apenas 4%.
Permanecer em casa é a única maneira de controlar a epidemia.
oantagonista.com/mundo/o-isolamento-funciona/
---
por mais que tento inflar os número, vamos ver o que acontece?
---
número de casos confirmados pela reuters no momento da análise no mundo todo: 274000 (274 mil)
21/mar/2020 ~09h00
Os virologista estimam que o número real de infectados deve ser de 10 a 15 vezes maior que o número de casos detectados pelos testes. Então vamos dizer que existam 15 vezes mais casos reais no mundo do que foi detectado. E vamos supor que todos esses casos tenham ocorrido somente aqui no brasil. Vamos ver qual a porcentagem da população que teria sido infectada? 274000 * 15 = 4.110.000 casos no total, estimagem do número de casos reais no mundo todo hoje.
Vamos dizer que todos esses casos tenham ocorrido no Brasil somente e vamos dividir pela população
4.110.000 / 210.000.000 = 0.0195
Essa fração em porcentagem representa 1,95% , ou seja, a cada 100 brasileiros , 2 teriam sido infectados até agora se todos os casos no mundo tivessem ocorrido só no Brasil..
então galera, vamos ver os números. por que essa crise sanitária está enfraquecendo devido as medidas básicas que estamos tomando agora e logo veremos grandes resultados positivos.
os gráficos mundiais de casos de agora de corona não estão crescendo em progressão geométrica, e sim numa progressão aritimética.
o mandetta parece acreditar que aqui no brasil será o novo epicentro do coroa. e mais, que será pior! acho que há algo mais nisso tudo..
---
imprimir dinheiro para a população como o Trump o Bolso estão fazendo não ajuda em nada a crise sanitária. crise sanitária se ajuda investindo em medidas de contenção, infraestrutura de hospitais e desenvolvimento de vacina ou remédio. a crise financeira está somente começando, e não terá a ver com a crise sanitária que logo deve passar..