RogerDez
(usa Outra)
Enviado em 27/03/2020 - 07:40h
como eu tentei explicar nos últimos posts:, estou analisando assim:
Dúvida:
Novos casos em relação a que?
-ao acumulado de casos?
-aos últimos novos casos?
quanto maior o denominador, menor a fração.
quando a taxa de novos casos em porcentagem com relação ao número total de casos acumulados do dia anterior permanece constante, é dito uma progressão linear, e quando cai está em desaceleração, e quando sobe está acelerada.
assim, se havia uma pessoa confirmada com a doença, e no outro dia apareceram mais 2 pessoas, haverá um aumento de 200% no número de casos de um dia para o outro; se em um dia temos 1000 casos e no outro 1200, temos um aumento de 20% em um dia, se temos 40 mil infectados e temos 2 mil novos casos em um dia, ele sobe somente 5%..
só é preocupante se em um dia vc tem 15% a mais de casos, depois 20%, depois 25% e a ssim vai.
os modelos matemáticos sic do mandetta previam um aumento de 33% de novos casos por dia e ontem ele falou que está aumentando em média de 31% (nas contas dele).
mesmo que esse valor fosse o correto, um aumento constante de 33%/dia, não haveria crescimento exponencial e sim crescimento linear da doença. crescimento exponencial só no começo do espalhamento. a não ser que reaceleremos, não estou ainda muito preocupado com os números absolutos. meio cedo ainda, mas eu estou bem otimista, afinal aqui é país tropical e estamos tomando as medidas preventivas... né?
Por exemplo, esse gráfico do brasil, no último ponto plotado há uma pequena aceleração. nesse gráfico abaixo, quando há um pequeno aumento do valor de um dia para o outro, ocorre um aumento não-linear dos casos e dá para ver que a mídia reage quando isso ocorre.
https://i.imgur.com/V3LVNso.png
eu estou reparando que a mídia tem focado muito no número de mortos, pois como tem poucos mortos relativamente falando, um aumento de 10 mortos de um dia para o outro é um aumento muito grande relativamente..