hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 10/12/2018 - 21:53h
SamL escreveu:
Pessoal, decidi que vou fazer uns testes com pequenos softwares, tanto open/free como closed source.
Quero ver em quais modelos eu me adapto melhor. Vou testar algumas alternativas novas como as comuns como suporte e treinamento.
Quando eu tiver um resultado melhor, depois de uns meses de teste, eu vou escrever um artigo sobre modelos de negócios com software (open/free ou closed).
Obrigado a todos que responderam.
____________________________________________
https://nerdki.blogspot.com/ acessa aí vai lá, é grátis!
Essa questão dá pano pra manga. Sei que o tópico está resolvido mas sinto que posso contribuir alguma coisa pra aliviar seu dilema moral.
Primeiramente, eu acho importante lembrar que essa ideia de que ganhar dinheiro com software é errado ou algo feito por pessoas ruins e maldosas é uma ideia completamente equivocada. Mas por outro lado, também existe a ideia de que pra ganhar dinheiro vale tudo. Outra ideia equivocada.
Falar sobre certo e errado é meio subjetivo, mas podemos ter como norte aquilo que é socialmente sustentável. Se todos mentissem, ninguém acreditaria em ninguém, logo mentir é insustentável, portanto antiético. Se todos roubassem, ninguém acumularia bens, logo nada haveria para ser roubado.
Quanto a fechar códigos? Se todo software tivesse seu código fechado... bem, talvez ainda estivéssemos na era pré-Internet. Então se você se incomoda com a ideia de fechar os seus códigos, talvez seja porque de alguma maneira percebe que isso pode ter consequências ruins. Talvez você perceba que o modelo de aluguel (que é o modelo do software de código fechado) é insustentável. Você limita o seu cliente, porque tira a autonomia dele, e ele só pode recorrer a você para fazer modificações no software.
Você o obriga a acreditar (falsamente) que não há problemas ou falhas no seu código, algo que talvez nem você identifique. Existem erros em programas fechados que nem mesmo o próprio criador do programa pode identificar porque só acontecem quando executados em conjunto com outros programas fechados. Logo um não pode auditar o outro e procurar a fonte do problema. Percebe como fica engessado?
Isso signfica que ganhar dinheiro com software seja errado? Absolutamente não! Porém é errado se às custas da ignorância alheia. Se meu cliente não pode saber pelo que está pagando, eu estou sendo injusto com ele. Por outro lado, eu posso ser sim remunerado por desenvolver algo que meu cliente quer. Uma funcionalidade nova em um programa que ele já tem, ou um programa completamente novo, que ele pode querer mudar depois (seja me contratando de novo, ou contratando outro).
Se você quer ganhar dinheiro com software livre, saiba que há meios pra isso. E digo inclusive que se você investir nisso, terá até mesmo um diferencial, porque poderá dizer a seus clientes que eles estão pagando pelo desenvolvimento de algo que será
deles e não por algo que só você pode mexer e portanto não é deles. Será que seus concorrentes poderão dizer o mesmo? Aliás, exemplos brasileiros existem, o Stoq já foi citado, outro é o pgModeler, que você tem o código, mas pode pagar pelo serviço de empacotamento.
Você também pode investir em modelos de crowdfunding. Se você percebe uma demanda no mercado, e cria uma campanha para desenvolver isso, e então estabelece contato com seus clientes em potencial, provando pra eles que você pode oferecer algo que eles precisam, e que eles vão pagar muito mais barato por isso do que se cada um fizer sozinho, estou certo de que vão se interessar. Assim é o mercado, se você pode pagar menos para obter o mesmo, por que pagar mais?
Ao contrário do que dizem alguns, o mercado é sim benéfico ao software livre. É o verdadeiro livre mercado.
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira
Devuan -
https://devuan.org/