removido
(usa Nenhuma)
Enviado em 03/01/2021 - 22:08h
Matty escreveu:
Claro que sim, nada dura pra sempre e sempre estão aparecendo alternativas tão boas quanto o Ubuntu.
Se o Fedora parar mais com a frescura de software livre e começar a facilitar ainda mais a aquisição de drivers, codecs e software proprietários, tem chance de ser uma distro que vai tá p.a.u a p.a.u com o Ubuntu e poderá ser recomendada pra "noobs" assim como o mesmo é.
O que falta também tá em falta no mundo Linux, é uma loja de aplicativos com design moderno e opção fácil pra acessar o repositório local + flatpak + snap + appimage. O mais próximo que eu vi disso na parte de design foi a loja do Deepin, já em questão de ter suporte a vários meios universais de instalação, só conheço o Pamac, que infelizmente tá mais pra gestor de aplicativos que "Loja".
Por hora, o mais próximo disso é o Manjaro.
O Fedora precisa mudar seu foco para roubar a coroa do Ubuntu.
O Ubuntu tem lançamentos LTS, o Fedora não. Esse tipo de lançamento é importante para empresas, desenvolvedores e diversos tipos de usuários. Por exemplo, como o Fedora tá sempre lançando uma nova versão com os softwares mais recentes, os desenvolvedores terão que estar a todo momento atualizando seus softwares para suportar a nova versão do Fedora ou a nova versão da biblioteca xyz.
Um lançamento LTS dá maior garantia de que o sistema operacional vai suportar a aplicação do cliente por um determinado tempo que é bem considerável e com opção de contratar um suporte estendido.
Imagine que você está trabalhando num software complexo, desenvolve- o para o Fedora mais atual. Mas como o software é complexo, o desenvolvimento levou nove meses e nesse período o Fedora atualizou e a compatibilidade foi perdida e parte do seu software terá que ser reescrita? Não dá né.