Modelagem realista com o Blender

Neste documento, você vai aprender a criar pequenos cenários e objetos realistas, mesmo que nunca tenha encostado a mão em qualquer coisa com ambiente gráfico. E ainda, impressionar os seus amigos de forma simples, rápida (dependendo de sua máquina) e até divertida!

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Por: Guilherme RazGriz em 28/10/2013 | Blog: http://razgrizbox.tumblr.com


Introdução ao controle de câmera



Prosseguindo, é hora de aprendermos a controlar melhor a câmera a fim de tornar o nosso trabalho ainda melhor.

De nada adianta criar um objeto e dar ao mesmo um acabamento incrível, se a câmera do Blender não estiver apontada para ele! A câmera é vital, pois ela representa os olhos do espectador que irá "assistir" ao resultado do seu trabalho!

Então, depois de selecionar a mesma, navegue até o menu View e selecione a opção Câmera, você será apresentado à interface da câmera onde a área mais clara é o que ela "vê" e a escura o que ela não vê.

Para selecionar a câmera, basta clicar sobre sua borda com o botão direito do mouse. Depois, vamos aprender a navegar com a câmera de forma similar a como faríamos com um drone, para tal utilize o comando visto abaixo.

O truque é muito simples, basta virar para a direita, ou esquerda, com o mouse e utilizar a esfera do mouse para navegar para frente ou para trás.

Depois de posicionar a câmera, vamos resolver uma anomalia básica, o objeto que "emite luz" continua visível! Mas vamos resolver isso sem demora, indo até a aba Display e, no campo de configuração denominado Ray Visibility, desmarcamos a opção câmera e pronto.

Visto isso, vamos rapidamente retornar à opção Solid, pois neste modo é mais fácil modelar o objeto.

Mesmo fora do Render mode, você pode continuar editando o material do seu objeto.

Retornando ao Rendered, vamos experimentar adicionar efeito de vidro ao nosso objeto.

Para obter uma estrutura mais limpa, utilize o ajuste denominado Shading Smooth e subdivida as faces do objeto (Ctrl+1):


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Páginas do artigo
   1. Modelagem realista
   2. Introdução ao controle de câmera
   3. Renderizar e finalizar
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Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 28/10/2013 - 00:21h

Mais um artigo super interessante sobre o Blender.

Parabéns por nos disponibilizar este ótimo trabalho!

[2] Comentário enviado por dimasdaros em 29/10/2013 - 12:41h

Opa, muito bom
sempre tive vontade de aprender 3D, super tutorial esse.

Vou instalar o Blender aqui.

Muito obrigado, show de bola.

[3] Comentário enviado por removido em 29/10/2013 - 16:38h

Parabéns, favoritado

[4] Comentário enviado por tom4ind em 30/10/2013 - 09:55h

Ótimo artigo! Parabéns.

[5] Comentário enviado por henryvieri em 30/10/2013 - 17:52h

Muito bom, parabéns.

[6] Comentário enviado por albfneto em 06/11/2013 - 09:33h

Excelente artigo! muito bom tutorial, muita gente quer aprender a trabalhar com Blender. Favoritado
Parabéns! Os seus estão entre os melhores tutoriais de Blender.

[7] Comentário enviado por razgriz em 06/11/2013 - 16:48h

Obrigado pessoal, que bom que o documento foi útil =]

[8] Comentário enviado por xerxeslins em 07/11/2013 - 16:44h

Superb!

[9] Comentário enviado por joelbispo em 19/09/2014 - 02:22h

mano parabens,
parabens mesmo, fazia muito tempo que tava procurando alguma coisa assim.
favoritado.

[10] Comentário enviado por MacJhogo em 30/12/2014 - 11:55h

Show de artigo! Ta de parabéns!


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