Como dito anteriormente, nos outros artigos, procuramos formar apenas A NOSSA identidade visual, agora estamos tratando de criar uma para o NOSSO cliente.
Esta nova identidade inevitavelmente terá resquícios da sua, mas isso não é motivo para preocupação, ao contrário! Assim você poderá adequar ao que o cliente deseja transmitir alguns dos teus valores, porém é importante sempre lembrar que o serviço não é para VOCÊ e sim para quem contratou.
Na reunião de brainstorm (caso haja uma, seja com o próprio cliente caso você não trabalhe em agência ou com o executivo de contas), procure entender ao máximo o cliente, procure pelos gostos pessoais do mesmo, tente entender de todas as formas o que ele transmite.
LEIA e releia o briefing quantas vezes forem necessárias.
PRESERVE as cores solicitadas pelo cliente, a menos que se perceba uma discrepância incomensurável de acordo com os objetivos propostos.
Nunca envie o arquivo fonte ao cliente (XCF ou SVG, etc), A MENOS QUE:
- Ele tenha PAGO (no caso de você não trabalhar pra agência ou não for autorizado o envio);
- Você receba uma ordem expressa do seu empregador;
- ELE TENHA PAGO E ELE MESMO VÁ CUIDAR DA IMPRESSÃO.
Note que a marca será TUDO para este cliente, nada mais poderá fugir do padrão de cores e tonalidades utilizados na confecção da mesma. Não se esqueça que a marca DEVE e TEM QUE "dizer" tudo o que o cliente faz E É para o publico alvo do mesmo (consumidor final).
Jogue FORA todas as tuas IDEOLOGIAS quando for criar para o cliente, ele não é VOCÊ e muito menos PARENTE, AMIGO OU O QUE FOR. Não se ENVOLVA, se não concorda com o serviço, NÃO PROMETA E MUITO MENOS FAÇA.
Uma mini-fórmula básica para uma logomarca decente:
CONCEITO + COR SÍMBOLO + AUTO PROPAGANDA
- CONCEITO: É a chave para um bom começo, conceito é a linha de pensamento do que se deseja dizer e ou fazer, é o que "move" as coisas (ideologia = conceito);
- COR SÍMBOLO: Nada mais é do que a que ditará a ação do olhar do público-alvo quando a logomarca estiver cumprindo o papel dela. Para explicar isso melhor, vamos ver um exemplo bem básico:
Uma cadeia de "junk food" (comida lixo insaudável poluída feita com... esquece) utiliza as seguintes cores em sua marca e demais peças: VERMELHO VIVO E AMARELO. Até aqui nada demais até considerarmos que o vermelho é uma cor quente e o amarelo também, ambas dão a nós sensação de agitação e fome. Veja que nesta rede, quando entramos, queremos comer o mais depressa possível e quando terminamos de comer sentimos uma necessidade quase que incontrolável de ir embora (os mais ligados já devem saber qual é a rede citada).
- AUTO-PROPAGANDA: Se o trabalho de marketing for bem feito, apenas o símbolo da logomarca sem os dizeres já vai estar cravado na mente do "consumidor", como por exemplo podemos citar a cruz católica ou a "suástica", que erroneamente dizemos que "Hitler e Goebels" criaram. Na realidade ela é um símbolo da religião HINDU, que nada tem a ver com o nazismo ou coisa parecida.
Muito bem, já é hora de trabalharmos um pouco, porém antes de prosseguirmos, caso você não tenha lido meus artigos anteriores e ou não tenha experiência com o
Gimp, sugiro fazer isso agora mesmo antes de continuar a leitura deste documento.
Se o seu caso for o citado acima, por favor clique no link fornecido abaixo: