Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 02/06/2020 - 12:08h
In Linux Mint 20, Chromium won't be an empty package which installs snapd behind your back. It will be an empty package which tells you why it's empty and tells you where to look to get Chromium yourself.
In Linux Mint 20, APT will forbid snapd from getting installed.
No Linux Mint 20, Chromium não será um pacote vazio que instala o snapd pela suas costas. Será um pacote vazio que te informa onde conseguir instalar o Chromium você mesmo.
No Linux Mint 20, APT proibirá snapd de ser instalado.
Sinto cheiro de polêmica, treta no ar... mas gostei da atitude do Clem em relação ao snap. É notável que ele se preocupa com a segurança e privacidade de seus usuários e também com a transparência das coisas. Coisa que a Canonical parece ter perdido com o tempo. Como ele citou no artigo anterior, o snap é uma solução comercial, fechada e centralizada na Canonical. Ele optou pelo flatpak por ser o oposto disso, solução da comunidade para comunidade, aberta (100% open source) e descentralizada. Elementary OS e Pop!_OS também optaram pelo flatpak ao snap, mesmo tendo a base no Ubuntu. O problema é que cada vez mais o snap está crescendo dentro do Ubuntu, alguns programas já estão deixando de produzir pacotes deb/rpm por causa do snap. Talvez no futuro, quando o snap se tornar o padrão em quase tudo no Ubuntu, o Linux Mint não terá como arcar com tantos pacotes tendo que ser mantidos por eles mesmos e terão que focar no plano B deles, que é o LMDE (Linux Mint Debian Edition). Esperemos que isso não ocorra, mas nunca se sabe. O Ubuntu tem cada vez mais forçado a estratégia snap goela abaixo dos usuários, isso desde a 18.04 LTS e continua até hoje na 20.04 LTS. Outras distros também serão afetadas pela superpopularização do snap.
As outras distros que não tem plano B, terão duas opções:
1. Render-se ao snap e adicionar suporte à ele;
2. Seguir a ideia do Linux Mint e focar no Debian.
Isso só o tempo irá dizer.