Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 22/06/2020 - 08:30h
Inclusive lá no "manual" ele fez questão de colocar 3 tópicos interessantes, o primeiro é sobre:
(Tradução do tópico 1)
Snap Store
A Snap Store, também conhecida como Ubuntu Store, é uma loja de software centralizada comercial operada pela Canonical.
Semelhante ao AppImage ou Flatpak, a Snap Store é capaz de fornecer software atualizado, independentemente da versão do Linux em execução e da idade de suas bibliotecas.
Crítica
Controle centralizado
Qualquer pessoa pode criar repositórios APT e distribuir software livremente. Os usuários podem apontar para vários repositórios e definir prioridades. Graças à maneira como o APT funciona, se um bug não for corrigido a upstream, o Debian poderá corrigi-lo com um patch. Se o Debian não pode, o Ubuntu pode. Se o Ubuntu não pode, o Linux Mint pode. Se o Linux Mint não, qualquer um pode, e não apenas eles podem corrigi-lo, mas também podem distribuí-lo com um PPA.
Flatpak não é tão flexível. Ainda assim, qualquer um pode distribuir seus próprios Flatpaks. Se o Flathub decidir que não quer fazer isso ou aquilo, qualquer outra pessoa poderá criar outro repositório Flatpak. O próprio Flatpak pode apontar para várias fontes e não depende do Flathub.
Embora seja de código aberto, o Snap, por outro lado, funciona apenas com a Ubuntu Store. Ninguém sabe como fazer uma Snap Store e ninguém pode. O cliente Snap foi projetado para funcionar com apenas uma fonte, seguindo um protocolo que não está aberto e usando apenas um sistema de autenticação. O Snapd não é nada por si só, só pode funcionar com a Ubuntu Store.
Esta é uma loja que não podemos auditar, que contém software que ninguém pode corrigir. Se não podemos consertar ou modificar software, de código aberto ou não, ele fornece as mesmas limitações que o software proprietário.
Backdoor através do APT
Quando o Snap foi apresentado, a Canonical prometeu que nunca substituiria o APT. Essa promessa foi quebrada. Alguns pacotes APT nos repositórios Ubuntu não apenas instalam snap como dependência, mas também executam comandos snap como root sem o seu conhecimento ou consentimento e conectam seu computador à loja proprietária remota operada pela Canonical.
Snap Store desativado no Linux Mint 20
Após a decisão tomada pela Canonical de substituir partes do APT pelo Snap e de instalar a Ubuntu Store sem o conhecimento ou consentimento dos usuários, a Snap Store está proibida de ser instalada pelo APT no Linux Mint 20.
Nota: Para mais informações, leia os anúncios feitos em maio de 2020 e junho de 2019.
Como instalar a Snap Store no Linux Mint 20
Recomendado ou não, se você deseja usar a Snap Store, reativá-la e instalá-la é muito fácil.
sudo rm /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
apt update
apt install snapd