Arnoold
(usa Solus)
Enviado em 22/06/2020 - 23:47h
bilufe escreveu:
Na verdade não existe nenhuma preocupação com os usuários do Linux Mint, mas sim com a questão do empacotamento: se o Linux Mint passar a usar Snap, ficará ainda mais escancarrado que se trata de apenas uma remasterização do Ubuntu. A questão tá causando polêmica porque a Canonical decidiu que vai empacotar o Chromium só como Snap, e a equipe do Linux Mint nunca foi tão boa no empacotamento de software pra fornecer um pacote próprio do Chromium. A grande verdade é que manter pacotes não é fácil, e a equipe do Linux Mint não quer ter esse trabalho.
Não necessariamente, o próprio Pop!_OS reempacotou em deb e continua usando a versão em deb, mesmo que o Ubuntu tenha mantido em snap. O Linux Mint criou um tutorial com diversas formas de conseguir obter o Chromium
https://linuxmint-user-guide.readthedocs.io/en/latest/chromium.html e muito provavelmente poderão tomar a mesma decisão do Pop!_OS. Não é o fim do mundo, ao menos por enquanto.
Quanto ao Mint ser uma distro derivada isso é fato, digo o mesmo do Pop!_OS, do elementaryOS, o problema é que diferente de muitas derivadas, o Mint criou boa parte de sua estrutura, mesmo que em cima do Ubuntu. Tem seus próprios programas, seu próprio atualizador (inclusive um dos melhores), tem um sistema próprio para recuperar o sistema, tem uma comunidade enorme e uma legião de fãs. Mint não é uma refisefuqui que suga 100% do Ubuntu e não cria nada, só suga. Além do mais, como te disse no comentário anterior, eles mantém uma versão baseada no Debian, muito provavelmente porque sabiam que o Ubuntu poderia chegar no ponto que chegou. E acho até meio cômico quererem cobrar várias coisas do Mint, sendo que é uma distro da comunidade e não uma empresa como a Canonical, que mesmo assim tem preguiça de empacotar um mero app em formato deb como o Chromium e diferente do Mint, nem sequer criou um tutorial de como conseguir o app em deb novamente, coisa que o Mint preguiçoso fez. Nesse caso se o Mint é preguiçoso por não reempacotar o Chromium em deb, o Ubuntu também é por não conseguir empacotar o Chromium em deb mesmo mantendo 50k de apps no repo. Para uma empresa do nível da Canonical isso é vergonhoso.