Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 11/05/2017 - 21:01h
ricardogroetaers escreveu:
Não tenho informações concretas e precisas sobre UEFI, não tenho máquina UEFI, não uso disco GPT mas poderia colocá-lo nesse formato em máquina BIOS. Discos GPT são mais indicados para armazenar dados, não são bons para dar boot. Sistemas operacionais que dão boot em discos GPT normalmente requerem UEFI para isso, uma excessão é o Linux que joga nas duas, isto é dá boot em discos GPT em máquina BIOS.
Mint é baseado em Ubuntu que é baseado em Debian, se Mint (64bits) e Ubuntu suportam UEFI não entendi porque Debian não suportaria ou não mais suportará.
O BIOS (Basic Input/Output System) é um sistema de inicialização, um software que vem num chip da placa-mãe que, além de inicializar o hardware faz uma verificação (POST - Power- On Self-Test), um auto teste que verifica o hardware. E daí o comando é passado para o gerenciador de boot (Grub, Lilo, eLilo, Boot Manager [no windows], etc) e o gerenciador de boot passa o comando para o sistema operacional escolhido.
O UEFI (Unified Extensible Firmware Interface) diferentemente da BIOS, o novo sistema de carregamento do PC permite a interatividade do usuário com suas funcionalidades por meio do mouse. Tal característica consome mais recurso da máquina, entretanto, a flexibilidade e a praticidade com que você navega entre os menus do UEFI são muito maiores.
Em placas-mãe (dependendo da placa-mãe) com o UEFI o usuário pode até mesmo acessar a internet antes de entrar no sistema operacional.
Eu tenho uma Asus que tem essa funcionalidade, pois o sisteminha da placa-mãe vem com um navegador.
E o Debian 9.0 terá suporte ao UEFI, mas somente depois do lançamento. Tal suporte virá com as atualizações.