leoCCB
(usa Slackware)
Enviado em 03/07/2023 - 14:04h
ricardogroetaers escreveu:
leoCCB escreveu: ... analise meu ponto de vista:
Não tem como exigir de uma pessoa que por infortúnio do destino nasceu em uma família desequilibrada, ...... tenha a mesma mente de uma que nasceu em um lar realmente acolhedor... cada um será cobrado equivalentemente ao que recebeu, quem muito recebe em muito será cobrado.....
Guardadas as devidas proporções e limites e que não existe uma analogia perfeita, o mérito do bem e do progresso também está na dificuldade em praticá-lo e busca-lo.
Pouco merecimento haveria em fazê-lo sem esforço e quando nada custasse.
Onde estaria o merecimento sem o esforço e as dificuldades?
A desigualdade entre eles existente é necessária às suas personalidades.
Ao espírito lhe cumpre progredir em tudo, cada ambiente lhes proporciona provações e deveres e com isso o ensejo de ganharem experiência.
O que o guia são as provas por que haja de passar e seu livre arbítrio
Forçoso é que seja posto num meio onde possa sofrer a prova.
Aquele que só num ambiente acolhedor encarnasse, só saberia o que sabem os que ali habitam.
Eu já analisei muito esse teu ponto de vista. Pelo jeito você acredita na reencarnação, e que os espíritos que aqui se reencarnam em deterinadas condições o fazem para evoluir. Aí que tá:
1) Como cristão (eu acredito assim, se vc pensar diferente, sem problemas) eu acredito que só o Senhor Jesus pode nos dar gratuitamente a perfeição, e nós não a temos por mérito próprio nemcom várias rencarnações;
2) Se a reencarnação é válida, a cada nova geração a sociedade deveria melhorar, evoluir, pois aí os espíritos estariam mais maduros e próximos à perfeição, e não é isso que a realidade nos mostra;
3) A Bíblia (que eu acredito ser Sagrada) diz que a salvação é exclusivamete divina, para que ninguém se vanglorie, pois as boas obras que levam à salvação são frutos do Espírito Santo de Deus e não próprios do homem, e além disso as obras devem ser acompanhadas do amor fraternal, senão nada adianta (dar esmola pra se aparecer no face não tem significado espiritual);
4) Como são pontos de vista, não acredito que Deus colocaria sua criação em um local só pra sofrer... seria sadismo. O Senhor Jesus deu a paz aos apótolos, e eles foram perseguidos e mortos pela fé, então a paz de Deus é um estado de espírito, uma calma no meio da guerra. Se a pessoa passa por perrengues, fica em depressão, combates emocionais, se desiquilibra, essa pessoa não tá ali pq Deus quer e não está aprendendo nada, está simplesmente sofrendo.
5) "Pouco merecimento haveria em fazê-lo sem esforço e quando nada custasse." Vc não estaria aí romantizando o sofrimento? Pensei assim por muito tempo, achando que o sofrimento e a luta incessante faria bem ao homem. Hoje já acho que o sofrimento mais atrapalha que ajuda no aperfeiçoamento humano e pessoal. Penso hoje que dizer a mentira "morreu no desabamento mãe abraçada com filho recém nascido pq Deus quis assim..." é uma desculpa para que políticos incompetentes e corruptos continuem roubando verbas que deveriam ir para infraestrutura e urbanismo, e se isentarem da culpa de desabamentos que sempre são prevísíveis. Pode escrever aí: Em janeiro vai morrer gente em desabamento. Sou profeta? Não! apenas analiso o passado e projeto o futuro! Então (minha opinião, nem quero que você pense igual a mim, apenas peço que reflita) minha visão hoje, e não sei se pensarei assim amanhã, é que essas ideias de dar 350% de si, trablhar em 3 empregos, 3 turnos, e ainda limpar a casa de madrugada, não é superação, é um pai e uma mãe em desespero para dar o necessário para seu filho, e ainda não chega lá... melhora um pouquinho de vida, óbvio, mas não fica rico, pq esforço é apenas uma pequena fração do todo, e ainda o cara inteligente que estuda, ajuda o pai a fazer valeta e puxar massa, não vai ter a mesma vaga q o cara inteligente e tem tempo pra estudar e se preparar para uma vaga de emprego, um concurso, um vestibular, etc... veja, estou comparando duas situações com pessoas de mesma inteligência... que pode mais, chora menos.
6) você poderia ser mais claro em seus tesxtos, vejo uma certa margem para duplas interpretações e passagens dúbias naquilo que você escreve!