Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 10/07/2013 - 18:28h
pinduvoz escreveu:
Bom, eu li alguns dos filósofos que vc citou e mesmo outros, mas minhas conclusões são diferentes das suas.
Comunismo realmente significa poder político unido ao poder econômico, mas nele os empresários são desapossados dos meios de produção, que passam a ser do povo. Eles não ficam cada vez mais ricos; ficam pobres, ou tão pobres quanto o restante da população.
Já o Socialismo pode ser capitalista, mas sempre implica na transferência forçada de renda àqueles que são incapazes de obtê-la sozinhos. Todas as democracias modernas são um pouco socialistas porque têm programas de transferência de renda, em menor ou maior grau.
Na China, no entanto, temos um regime híbrido: comunista para os chineses que não estão associados de alguma maneira a empreendimentos capitalistas; capitalista para os chineses de Hong Kong e Macau e para os estrangeiros que investem na China. Como eles administram isso eu realmente não entendo, mas a impressão que o mundo tem é que está dando certo, ao menos 'economicamente' falando (em matéria de liberdade individual, o regime deles é uma 'porcaria', para não dizer outra coisa).
Quanto a depender ou não do Estado para tudo, lembro que estamos num Estado de Direito, regido por uma Constituição. Por conta disso, podemos fazer tudo o que a lei expressamente não proíbe, enquanto particulares. Já a administração só pode fazer aquilo que a lei determina, pois está sujeita ao princípio da 'legalidade estrita'. O tamanho do Estado e sua capacidade de intervir na vida privada é, então, uma questão de legislação.
A mentira, por sua vez, é inerente tanto ao capitalismo quanto ao socialismo/comunismo.
Isso tudo aí em cima que você disse foram eles que escreveram, mas é conversa mole para boi dormir, para enganar os outros.
Olha só, quando acabou a USSR, de onde surgiram vários milionários e bilionários Russos se lá era o comunismo?
Entenda, isso de "desapossar os meios de produção" é conversa mole, é impossível fazer isso. Desapossar os meios de produção na linguagem comunista significa tirar de quem tem e colocar nas mãos deles mesmos, mascarados por uma coisa chamada "governo", mas que não é governo coisa nenhuma.
A china tem vários bilionários também, enquanto o povo lá está na miséria. Entenda, isso é o chamado comunismo (por falta de um termo melhor), a exploração do homem pelo homem. Uma nação toda trabalhando para sustentar uma casta de poucas pessoas.
Estado de Direito??? Regido por uma Constituição???
E as chamadas MPs (Medidas Provisórias) que não passam de nada mais do que os decretos-leis da ditadura que eles mesmo condenavam e condenam. Isso é a filosofia da mentira, dizer uma coisa e fazer outra.
Eu sei que você vai dizer que as MPs estão previstas na Constituição, então, veja o que você falou "O tamanho do Estado e sua capacidade de intervir na vida privada é, então, uma questão de legislação.", sim, é isso mesmo que fazem. Criam Leis, mas somente para os outros.
Em um verdadeiro Estado de Direito, a Lei é para todos, até mesmo para o Presidente.
Pinduvoz, eles não ligam para as Leis. A coisa vai se disseminando que até mesmo quem não professa dessa filosofia da mentira acaba achando bom. Veja os nossos políticos, são intocáveis, e muitos deles não professam dessa filosofia da mentira, mas como está bom assim para eles, acabam concordando, alguns por desconhecimento e outros por sem-vergonhice mesmo.
A coisa vai crescendo até que só quem entende a situação é quem está no poder.
E os chamados "programas de transferência de renda" (bolsa isso, bolsa aquilo, seja lá o nome que derem) não passam de esmolas dadas de forma permanente para o povo ficar dependente deste tipo de governo.
A mentira é inerente ao ser humano, porém, quem professa a mentira como uma filosofia é um sociopata. E as idéias daqueles cinco são professar a mentira, mascarar-se atrás da "defesa do proletariado", "defesa dos trabalhadores", enquanto isso em si mesmo é falso, pois está criando diferenças, entende?
No momento que se cria classes sociais por invenção (minorias, exclusão social, esta porcaria toda), por MPs, PECs, ou sei lá, está professando a mentira.
As chamadas "classes sociais" são e devem ser coisas naturais, e não coisas criadas para disseminar a discórdia, a confusão, para os outros brigarem entre si enquanto "eu me dou bem". Dividir para governar.